Associacao APPDA Madeira

Perturbacoes do Desenvolvimento, Asperger, Autismo

APPDA Madeira, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Madeira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, conforme JORAM II série nº140 de 22 de Julho 2005.

NIPC: 511 239 785

Nib: 0038 0010 2629 2506 7710 7

Criada por um grupo de Pais em Abril de 2004, resultado do incentivo proporcionado pelo Centro de Desenvolvimento da Criança com as reuniões mensais de Pais de crianças com Perturbações do Desenvolvimento do Espectro do Autismo.

A APPDA-Madeira tem três valências:

Centro de Apoio Terapêutico – CAT: O CAT proporciona um apoio individualizado a crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento e autismo, através de sessões de 45 minutos a 1 hora.

Serviço Social - através de um acompanhamento e atendimento personalizados objetiva a aquisição de competências sociais, familiares e relacionais que promovam a integração e participação social.

 Psicologia - A área com maior aplicabilidade na APPDA-Madeira é a Psicologia Educacional, a qual dá o seu parecer nas necessidades educativas especiais, avaliando as necessidades individuais das crianças, tendo como objetivo último, a promoção de competências sociais/emocionais.

 - Educação - Apoio educacional, no sentido de auxiliar as atividades escolares.

 Psicomotricidade em sala/meio aquático - A Psicomotricidade, terapia de mediação corporal e expressiva, promove o desenvolvimento psicomotor com o intuito de maximizar as respostas educativas ou terapêuticas.

 - Terapia da Fala - Atua na comunicação humana (compreensão/expressão da linguagem oral e escrita e comunicação não-verbal) e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiração, deglutição e voz. 

 - Fisioterapia - Terapia centrada na análise do movimento/postura e aprendizagem motora, com o objetivo de facilitar a aquisição de competências motoras e aumentar o controlo postural de forma a atingir a máxima funcionalidade.

- Desporto Adaptado - Intervenção especializada com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social. 

 Musicoterapia - Terapia que promove a comunicação, interação e competências motoras e expressivas com recurso à música (ritmo, melodia e harmonia).

 

Centro de Férias Inclusivo - CFI: O CFI tem como objetivos ocupar os tempos livres de crianças e jovens com e sem perturbações do desenvolvimento, de forma a promover competências necessárias para a interação social.

 A APPDA – Madeira disponibiliza atividades de tempos livres em todas as interrupções letivas: Natal, Carnaval, Páscoa e Verão.

 

 Centro de Atividades Diárias – CAD: O CAD, destinado a jovens-adultos maiores de 16 anos, com Perturbações do Espetro do Autismo, visa promover o processo de desenvolvimento pessoal, autonomia e inclusão social, através de um vasto leque de atividades da vida diária, de atividades desportivas, socioculturais e pedagógicas. Nomeadamente:

- Atividades de preparação para a vida adulta (treino de competências para as atividades da vida diária pessoais e profissionais, etc.)

Atividades de estimulação cognitiva

Atividades físicas

Atividades expressivas (artes plásticas, dança, teatro, etc.)

- Acesso personalizado às terapias do Centro de Apoio Terapêutico. 

 

Outras ações realizadas pela APPDA – Madeira:

- Ações de sensibilização: consciencializar e divulgar o trabalho desenvolvimento pela APPDA

- Sessões de esclarecimento: para desmistificar a problemática das perturbações do desenvolvimento e autismo.

- Reunião de pais: promover momentos de desenvolvimento pessoal, aprendizagem de competências parentais e partilha de experiências.  

 Apesar do horário de funcionamento da Appda-Madeira ser das 9h00 às 12h30 e das 14h às 17h30, os dias e horas das sessões podem sempre ser alterados e adaptados conforme a disponibilidade dos pais e das crianças / jovens.

Não pretendemos substituir nenhum serviço, mas apenas ser um complemento ao que já existe e promover o desenvolvimento da criança.

Este trabalho que a APPDA-Madeira está a desenvolver é para si, queremos em conjunto poder contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos.

Contacte-nos e marque as suas sessões.

Venha conhecer a Appda-Madeira, estamos aqui para ajudar e dar respostas eficazes para promover o bem-estar social e psicológico e consequentemente a qualidade de vida das pessoas e famílias com perturbações do desenvolvimento

SEDE: Avenida Luís de Camões, Bairro do Hosptial, CV-Bloco 14, 9000-180 Funchal, Portugal

Siga-nos no Facebook: Facebook.com\Appda.Madeira

Com o apoio de: